
/videomaker
World Mosquito Program
O Método Wolbachia foi desenvolvido pelo World Mosquito Program (WMP), uma iniciativa global, sem fins lucrativos, que trabalha para proteger as comunidades das doenças transmitidas por mosquitos. Esta iniciativa está presente em diversos países e, no Brasil, é conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
No programa gerencio as redes sociais: Instagram, YouTube, Facebook e LinkedIn
Documentário
Sinopse: No documentário "Método Wolbachia: do Laboratório para o Campo", atores sociais, lideranças locais, profissionais da saúde e da educação do Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Petrolina (PE), Rio de Janeiro e Niterói (RJ) dão seus depoimentos sobre a atuação do WMP Brasil nesses municípios. O filme, além de apresentar o Método Wolbachia e suas etapas de implementação, também expõe as mudanças que a iniciativa causa nessas cidades.
Assumi o desafio desde a concepção até a entrega final: elaborei o roteiro, defini o planejamento da produção, criei as perguntas para as entrevistas e conduzi todas as gravações em campo. A etapa de edição também ficou sob minha responsabilidade, finalizando o documentário em 3 meses, do início das gravações até a entrega. Cada frame foi trabalhado com foco em traduzir, de forma sensível e objetiva, o impacto das ações do projeto nos territórios visitados.
Vídeo Aulas - Wolbito
na Escola
Produzimos com o financiamento da embaixada australiana 8 vídeo aulas para explicar o Método Wolbachia, o trabalho do World Mosquito Program e explicar as diferentes formas de combate a dengue, Zika e chikungunya.
Neste projeto, elaborei os roteiros junto aos pesquisadores e planejei todas as gravações. Em seguida realizei a edição do material e inserção de imagens e animações.
Confira a playlist com essas vídeo aulas clicando AQUI
WMP andando pelo Brasil
Esta é uma série de vídeos que a equipe de comunicação produziu ao longo de 2 anos do projeto Método Wolbachia. Os principais parceiros da iniciativa contaram as suas experiências com o método, os benefícios que essa tecnologia, que usa essa bactéria que impede a transmissão da dengue, Zika e chikungunya, trouxe e as suas expectativas após a implementação dos Wolbitos no território. Foram 35 vídeos produzidos, ouvindo parceiros de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ) Petrolina (PE), Campo Grande (MS), Foz do Iguaçu (PR), Londrina (PR), Joinville (SC), Uberlândia (MG), Natal (RN) e Presidente Prudente (SP)
Confira essa playlist clicando AQUI
Tá com dúvida? A gente responde! - Infantil
Nas redes sociais do WMP Brasil já era notório a série de vídeos "Tá com dúvida? A gente responde!" com pesquisadores do Método Wolbachia respondendo a perguntas de internautas e a população em geral. Nesta série a equipe viajou para Belo Horizonte e produziu o quadro com três crianças: Sophia, Davi e Benjamin que estudam na Escola Municipal Francisca de Paula. Os pequenos responderam as perguntas da galera que acompanha o Método Wolbachia
Confira essa playlist clicando AQUI
Tá com dúvida? A gente responde!
O quadro tem como objetivo responder as principais dúvidas dos moradores onde o Método Wolbachia é aplicado e os questionamentos dos seguidores das redes sociais do WMP Brasil têm em relação a implementação dessa tecnologia de controle da dengue, Zika e chikungunya. O quadro ganhou importância dentro do projeto, pois quando um membro da equipe de engajamento do WMP Brasil recebia alguma dúvida, no mesmo momento poderia enviar o vídeo e saná-la.
Confira essa playlist clicando AQUI
10 anos do Método Wolbachia no Brasil
Celebramos 10 anos de atividades do Método Wolbachia no Brasil. São 10 anos atuando diretamente no combate à Dengue, Zika e chikungunya.
Para comemorar a data preparamos uma linha do tempo com os principais marcos do projeto, que busca levar mais saúde para os brasileiros.
Podemos adiantar que muita coisa mudou de 2014 para cá. Uma das novidades é que está em construção a maior fábrica do mundo de mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia (Wolbitos) em Curitiba (PR) que deve beneficiar mais de 70 milhões de brasileiros nos próximos 5 anos
Confira o vídeo clicando AQUI
Wolbito na Escola
O projeto Wolbito na Escola é uma atividade de divulgação científica, além de um experimento científico realizado pela equipe do WMP Brasil em instituições de ensino.
A ação, anteriormente chamada de DLO na Escola, consiste em acompanhar o ciclo de vida do Aedes aegypti e entender a importância de se monitorar os criadouros, como sendo uma forma eficaz de combate às arboviroses, dengue, Zika e chikungunya.
A cada escola que realizava o experimento, produzíamos um vídeo apresentando como foi a dinâmica com os alunos.
Confira essa playlist clicando AQUI
YouTube WMP Brasil
Confira alguns vídeos importantes que produzi para esta plataforma:
Niterói: a primeira cidade brasileira completamente protegida pelo Método Wolbachia
450 anos de Niterói: parceiros do território comentam sobre a implementação do Método Wolbachia
1 milhão de pessoas engajadas no Brasil
Engajamento Comunitário: Um movimento coletivo de escuta, envolvimento e transformação
Resultados do "Wolbito na Escola" na E.M. Rodrigo Otávio


Música e Migração nas Favelas: Rio e Mumbai
Uma série de vídeos para o Observatório de Favelas apresentando músicos da Rocinha e da Maré. O projeto busca promover e ressaltar a memória social de territórios populares do Rio de Janeiro através de seus artistas locais, em especial os músicos. Para isso foram realizadas essas entrevistas com artistas locais, que se transformaram em episódios incríveis com histórias e referências super positivas sobre essas localidades. Clique abaixo e assista cada artista.